quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Para uma Mulher que não pode ouvir o meu lamento.


Há duas semanas atrás, num domingo especial, não pude ouvir a sua voz,porque a vida a quer em silêncio e não pude falar...
Olhei você , presente diante de mim e tão ausente ao nosso redor e senti a saudade de não ouvir sua saudação e de não poder agradecer, como sempre fiz todos anos, a vida que me deu e me proporcionou sentir a mesma alegria: ser mãe!
Por causa de você estou aqui!
Cumprindo os passos que me foram dados, prosseguindo na rotina e etapas da minha vida, sempre com a lembrança de sua presença maternal forte,muitas vezes, autoritária, mas, sublime na encantada tarefa de ser avó em tempo integral.
Por causa de você estou aqui!
Agradecendo em silêncio a afeição e o amor leonino que sempre dedicou aos meus filhos ( como eles lhe retribuem!)e a todos os seus netos e que ainda, com o olhar, às vezes, ativo, os acompanha em seus passos diários.
Por causa de sua vida estou aqui, como se conversando, amenizasse a dor de tê-la e ao mesmo tempo vê-la fugindo de nossas mãos.
Por causa de você estou aqui!
Vivendo e alegrando-me, diversas vezes sofrendo e chorando, contudo, em todos os momentos, agradecendo a dádiva de estar no mundo trazida por você e meu anjo especial que já descansa em outros céus...
Por causa de sua vida tenho tantos questionamentos agora!
O que ouve quando falamos e pensamos não ser ouvidos?
Em que mundo viajou que não conseguimos resgatá-la e a vemos indo cada vez para longe de nós?
Por que as palavras não são articuladas mesmo querendo dizê-las?
Por que sonhamos com uma palavra mágica para ser esboçada e trazê-la de volta à vida e cumprir a sua missão normalmente?
Acredito que o seu coração deu as mãos à alma e traçou a viagem do esquecimento, quando constatou a ausência amada ao seu lado. Talvez Deus presenteou sua vida com a bênção da memória adormecida para não sofrer tanto como nós, filhos, sofremos sentindo a saudade do elo afetivo e paterno!
Por causa de você estou aqui!
Para dizer da vontade de ganhar de presente um milagre: ouvir sua voz, ver seus movimentos normais e sua dinâmica e pequenina figura tomando conta do ambiente, visualizando atitudes irreais para a nossa realidade,mas, que é bom para acarinhar a mente macerada de tristeza e de impossibilidades.
Por causa de você estou aqui, num pranto silencioso falando também por meus irmãos que sabem a dimensão do que estamos perdendo.

(Fiz o texto para a minha coluna a ser publicada em 21 de maio, sábado....Entreguei no Diário de Ilhéus na quarta-feira, 18...Não sabia que no dia em a coluna foi publicada estaria no velório de minha mãe...Este texto foi lido lá por uma amiga)

Nenhum comentário: