quarta-feira, 22 de setembro de 2010

OMISSÕES... IRRESPONSABILIDADES... PREJUIZO PARA A SOCIEDADE. DE QUEM É A CULPA?


Todos os dias nossos sentidos são expostos a notícias de violência, desamor, desrespeitos, mal-quereres e à fragmentação do núcleo familiar.

Todos os momentos, pela rapidez das informações e inovações da interligação, sofremos, nos rebelamos, choramos e buscamos soluções para o que nos jogam na mente como lixos tirados dos monturos humanos, veiculados pela imprensa, pelos muitos blogs, pelas rádios, pelas conversas de quem conosco convive.

Todos os dias presenciamos deslizes de ações, bem pertinho de nós( não precisamos ir aos grandes centros), a começar por invasão nos semáforos, descumprimento das placas de sinalização, adultos irresponsáveis com crianças soltas pelo que resta de passeios e acostamentos, ciclistas desobedecendo as regras básicas do trânsito.
Todos os dias somos vítimas de “trancadas” ( quando não levam os retrovisores dos carros!)de alguns apressados motoqueiros que não valorizam nem a própria vida...

O que acontece com a nossa sociedade? Por que tantos exemplos diários veiculados em todo o mundo que nos escandalizam e machucam o nosso entendimento, continuam a acontecer muitos ,exatamente, iguais ao que nos chocou?

De quem é a culpa?

Das omissões. Das irresponsabilidades rotineiras que vão macerando a sociedade, a comunidade que vivemos, o nosso direito de ir e vir, de trilhar as linhas coerentes da vida e os nossos direitos e deveres de cidadãos!

De quem é a culpa?

Da família ou do que resta dela em alguns lares...
Das estúpidas observações e atos de mães neuróticas que usam seus pequenos para alimentar desajustes conjugais, como joguetes humanos, em intermináveis partidas de pingue-pongue e esquecem que são responsáveis pelo crescimento dos filhos.
Dos pais ausentes que se esquecem do alicerce necessário dos filhos, mesmo que estejam em casas diferentes, que serão adultos mais adiante,com distorções de caráter e de comportamentos estranhos.

De quem é a culpa?

Dos pais omissos e irresponsáveis que precisam dar exemplos aos filhos pré e adolescentes, impondo-lhes limites, abrindo cortinas da vida, iluminando caminhos pelo ensino e diálogo e não os deixando até tarde da noite em “papos” com os amigos em certas áreas de lazer( muitas transformadas em pontos de outras coisas mais, tirando o direito de moradores descansarem, absorverem ar puro de uma natureza belíssima) onde “rola” tudo...

Quem são esses amigos? Quem é novato ou novata no grupo que chega à noite e depois vai embora e não tem comportamento espontâneo do jovem sem medos, que não esconde seu rosto sob bonés?

Quem são esses filhos lá fora de casa, mesmo que estejam em seu bairro?O que estão fazendo esses meninos, essas garotas, meu Deus, que os pais não procuram saber?
É só abrir a porta da casa, desligar a televisão, esquecer das mazelas novelísticas e buscar a realidade ali pertinho!

De quem é a culpa de tanta transgressão, de tantas passadas marginais de jovens que estão com a vida em florescimento e daqui a pouco podem perecer no auge da existência?

Cadê os pais de tantos jovens que estamos vendo dia a dia, noite a noite, alimentando vícios, comportamentos diferentes, maneira de ser divergindo do que tinham?
Cadê os omissos pais, os irresponsáveis avós que possuem a guarda dos netos, os adultos dos mundo vivencial desses jovens que não estão enxergando o que eu, os vizinhos e os moradores de seus bairros estamos vendo de forma tão clara?

Estamos acompanhando a deterioração de uma faixa etária imensa pela irresponsabilidade dos adultos omissos.
Tudo que está acontecendo é fruto deles.
Que pena!

Um comentário:

Mariana Santiago disse...

Falou e dise...
'Azahou'...