segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Para pensar...

" É a imagem na mente que nos une aos tesouros perdidos, mas é a perda que dá forma à imagem"( Colette)

"Nenhuma dor é tão mortal quanto a da luta para sermos nós mesmos" ( Ievguêni Vinokurov)

" Pois o erro gerado nos ossos
de cada mulher e cada homem
deseja o que não pode ter.
Não o amor universal,
mas ser amado sozinho" ( W.H.Auden)

" Envelheço...envelheço
passarei a dobrar para cima a bainha da minha calça" (T.S.Eliot)

"

Para pensar...

Quando o etnólogo e antropólogo estruturalista belga Claude Lévi-Strauss recebeu,aos 97 anos, em 2005, o 17o Prêmio Internacional Catalunha, na Espanha, declarou :

"Fico emocionado porque estou na idade em que não se recebem nem se dão prêmios, pois sou muito velho para fazer parte de um corpo de jurados. Meu único desejo é um pouco mais de respeito para o mundo, que começou sem o ser humano e vai terminar sem ele - isso é algo que sempre deveríamos ter presente".

Ele não gostou da Baía de Guanabara:
“O Pão de Açúcar, o Corcovado, todos esses pontos tão louvados parecem ao viajante que penetra na baía como tocos de dentes perdidos nos quatro cantos de uma boca banguela”.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Para pensar...

" Quando o poder da síntese desaparece da vida dos homens e quando as antíteses perdem sua relação vitak e seu poder de interação e conquistam a independência, é então que a filosofia se torna uma necessidade sentida"
( G.W.Hegel)

" O que a Lagarta chama de fim do mundo, o Mestre chama de Borboleta"
(Richard Bach)

segunda-feira, 5 de outubro de 2009


A MANHÃ DE SOL E A MORTE DA BORBOLETA
(Devaneios da Faxineira de Ilusões)
( foto de Rhett A. Butler)

Aqui estou, essência que sou eu e ainda se chama vida, madrugando como a manhã de domingo que já chegou com a sua jornada extasiando a quem ainda respira e sobrevive aos combates interiores que acontecem independente da vontade, pois chegam enluarados, enganam a alma fazendo-a uma só paixão...
Aqui tudo é silêncio. Como silenciosa está a minh’alma que se protege dos turbilhões para não mais acordar um atônito ser que um dia acreditou em tantas coisas e sequer se viu por pura ilusão.
Mas, a madrugada chega dizendo de luz! O céu agonia de tão bonito e manda-me pitadas de estrelas em plena manhã que se iniciará como se dissesse que a esperança não é só aquele pequenino animal, frágil e belo- uma esperança – que numa noite pousou em meu teclado.Pode ser um sentimento revirado pelo avesso, para não ser mais estúpido e inconseqüente.
Os recados vão chegando: raios de sol que invadem o espaço criador inebriam os olhos de quem não tem mais nada para espreitar e constroem minúsculos pontos- réstias iluminadas- que me cegam para a beleza de uma manhã tão bonita, meus outros eus (pessoanos?) que tentam empurrar a melancolia para longe, porém, fragilizados, não podem ir adiante; migalhas de amor em forma de amizade duradoura e que me diz estar viva; presença dos meus cantantes que festejam o ensolarado domingo.
Todos recados chegando até mim...

Um fato inusitado , porém, vem contestar a beleza desta manhã: uma borboleta pequenina entrou por minha janela, acomodou-se na parede branca, destacando-se por ter o vermelho e o negro como domínios de sua existência.E, como num tango de Piazzolla, ela dança tragicamente, esvaindo-se em movimentos silenciosos, dolorosos, sofridos, observados apenas pela espectadora que se espelha em sua dança de extermínio.
Lutar...Tentar...Desistir...Lutar mais uma vez.
Enalteço a vida que já se finda diante de mim, asas fazendo movimentos quietos, lentos, lutados, por uma improvável sobrevivência e recordo outras bailarinas, mulheres que morreram lentamente, alçando vôos inimagináveis em sua arte e sucumbiram de amor, tristeza e paixão.
Eu-espectadora absorvo o sofrimento do pequenino ser negro e rubro que traduz a angústia de não mais ter tempo para viver e me pergunto: por que escolheu o meu espaço para perecer?
De que céus terá vindo e o que aconteceu para que aquela trágica e alada bailarina fizesse os seus últimos gestos diante de mim que me vejo em seu contorcido esforço para continuar voando?

Uma borboleta rubro-negra chegou em minha janela contrastando com o sol, como uma lição de vida.
Lutar...Tentar...Persistir...Descansar.
Uma borboleta que desistiu de ser guerreira executando o seu vôo derradeiro numa lenta queda de asas negras, manchadas de vermelho...
Eu-espectadora, silenciosa como a minh’alma (mesmo que salpicada de estrelas em pleno dia amanhecendo), observo a pequenina bailarina cair, cair, cair e, solenemente, adormecer em paz. Enfim!
E, reverenciando aquele momento, acolho a pequenina borboleta, com as mãos em concha e guardo,numa caixinha de música, como um amuleto, a bailarina que entrou por minha janela, acomodou-se na parede branca, e, como num tango de Piazzolla, dançou tragicamente, esvaindo-se em movimentos silenciosos, dolorosos, sofridos, para eternizar o seu sono.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O mundo dos sonhos


Em que momento a vida parou para você, que quase ninguém percebeu?
Em que mundo estranho, oculto e doloroso você se escondeu e não permitiu que penetrássemos em sua consciência e lhe acordasse?Ou será que a própria natureza ficou encarregada de ser lenitivo para as suas dores e lhe deu asas para ir até ele?
Em que consiste a irrealidade do seu cotidiano que passeia pelo passado, descansa no presente e esquece que o futuro pode existir?
Por que o seu olhar tão aflito e impessoal bate n’alma e ressoa como um grito de socorro e induz outros olhares, na impotência de ações, ficarem baixos?
Em que mundo você está que não nos deixa entrar?
O que a bloqueia em seus pensamentos, nas frases elaboradas e incoerentes que são pura aflição para quem a observa?
Por que não chega até a sua memória as certezas que teve na vida e as suas lembranças e deixa a dor do abandono ir embora?
O que fez o seu mundo particular usar a fantasia da espera que não tem chegada, a dúvida que nunca será sanada, a dor da saudade que fica mais intensa?
Por que a vida parou para você e impediu alguém mudar o ritmo dela e não ver o sofrimento no olhar vago, nas passadas incertas buscando quem não volta mais?
Em que momento você viajou para o mundo que não podemos atingi-lo?
Por que não volta?
Por que acelera seus sonhos confusos para um mundo que só você pode voar?
Por que não volta?